Açores está numa fase de evolução e vários níveis, quer a nível tecnológico, social e cultural. É na parte cultural que mais incidência tem essa evolução. Cada vez mais há mais galerias de arte, mais eventos culturais e mais divulgação de arte por meios tradicionais como catálogos, revistas, fanzines, livros e cartazes. Cada vez mais as pessoas têm uma perceção diferente como divulgar a informação.
Os açores vivem muito do turismo, dentro do turismo existe áreas como, restauração, lojas de artesanato, todo o comércio envolvente e eventos culturais, todos esses ramos necessitam de uma boa divulgação dos seus produtos e serviços, e para isso há uma necessidade de uma boa mão-de-obra qualificada para apresentar ao turista um produto de qualidade e apetecível aos “olhos”.
Os ateliers existentes trabalham ao nível superficial, muitas vezes com mão-de-obra que só tem curso tecnológico profissional. Não há muita conceptualização do conceito, não há um reflexão ou pesquisa associada a cada trabalho e nível de design não há uma “marca” que associe a um atelier açoriano.
Restauração pode evoluir muito mais na apresentação no ambiente do espaço, apresentação dos menus, logotipo e divulgação. Neste momento o preço já não é o facto importante na escolha de um restaurante a ir, a qualidade do serviço e apresentação começa a ter muita importância no momento da escolha.
Galerias de arte / museus: Com aparecimento de cada vez mais museus e galerias, é um facto propício para evolução como a informação é posta cá para fora e apresentada ao público, mais oportunidades há para trabalhar com este locais de arte, e podem ser clientes fixos se houver um bom serviço e qualidade.
Comercio Artesanal: Em ponta delgada existe um vasto número de objetos referente as ilhas dos açores, desde objetos de decoração a vestuário. Os objetos são apresentados muitas vezes visualmente muito pobres e por vezes nada atrativos. Um produto bem trabalhado e bem divulgado para a sua venda, venderá mais do que um produto simples e pobre visualmente. Muitas vezes a sua qualidade não é das melhores. Açores necessita, evoluir em qualidade a nível da publicidade.
Aparecimento de novas empresas: com o aparecimento de novas empresas, com incentivos que o governo tenta promover em tempos de crise, é necessário uma forte estratégia de marketing para lança-las num mercado cada vez mais exigente.
Eventos culturais: Conforme as épocas sazonais, existe períodos com mais eventos, como por exemplo o verão (festas de verão, festivais o natal (forte campanha de vendas) é um meio fortemente aproveitável para angariar futuros clientes
quarta-feira, 29 de maio de 2013
Mercado alvo
Idade Média: 25 – 35 anos. (idade média que pessoas dessas idades preocupam-se em ter uma boa imagem para o seu negócio ou projeto)
Naturalidade: Ilha de São Miguel, e restantes ilhas.
Atividade e grau de instrução: Em termos de Situação perante a Atividade, a grande maioria é ativa e exerce uma profissão. A formação académica predominante é de “Nível Superior” (53,7%).
Composição do grupo: Comerciantes, restauração, eventos, artistas, áreas de saúde, medias (Tv, revistas e jornais)
Gasto médio: gasto médio por um trabalho varia entre 300 a 9 mil euros. (varia consoante a dimensão do projeto do cliente e o número de horas dedicado)
70 a 150 euros em formações.
terça-feira, 21 de maio de 2013
Simbologia do Dragão
O Dragão em muitas culturas é visto como um animal protetor
e algumas vezes demoníaco (geralmente é interpretado dessa maneira na idade
média) Na maioria das culturas em todo o planeta ele é considerado como o
guardião de tesouros, da sabedoria, riqueza e acima de tudo ele vive no
imaginário dos homens ou seja o mundo das ideias, o mesmo lugar onde as nossas
ideias tem origem.
Subscrever:
Mensagens (Atom)